Postagens populares

domingo, 14 de novembro de 2010

Tomar consciência

Passamos um ano inteirinho, são 365 dias, para num único dia, dizer sobre a consciência. Não basta espalhar por aí, que dia 20, é o dia da consciência negra. Todos desta nação, tem que tomar consciência e não mais pela derme, quem discriminar o próximo, pela cor é um doente e doente precisa de tratamento. Não basta dizer que somos iguais, pois não somos iguais. Somos diferentes e é isso que está faltando, o respeito às diferenças. E em termos de diferenças, somos uma nação cheia de atributos.
Somos um povo miscigenado, como disse o grande Darci Ribeiro, então não temos uma ração, que sobrepõe a outra. Somos várias raças e um só povo.
Somos uma nação, com vários cultos religiosos e não há uma agremiação mais importante, que a outra, mais aqui talvez esteja o maior gargalo, para deixar a discriminação de lado. Não pela agremiação, mais pelo discurso que seus lideres, nas suas oratórias passam, discriminando esta ou aquela, se todas buscam o criador, não há motivo para degola, levando os fiéis ao fanatismo.
Temos que tomar consciência, que o território brasileiro é único, que a divisão político-administrativa, das tais 5 regiões é coisa do passado, das quais duas delas, por muitos anos ficaram em segundo plano. O Norte e o Nordeste são duas regiões, que não configuravam no cenário econômico do país, apenas na política do favorecimento. Hoje, sabemos que as duas tem muito a contribuir com o desenvolvimento econômico. Por que esperarmos um ano, para citarmos tais preconceitos.
Para discutirmos a consciência, não basta esperarmos o 20 de novembro e falar do Zumbi e na manhã seguinte, tudo ser esquecido. Temos que discutir a consciência todos os dias e no dia 20 de novembro, avaliarmos, tudo que fizemos durante o ano, para acabar de vez com a discrimação de tudo, que é transgressor da liberdade.

Um comentário: